ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “LUIZA GRIMALDI”
POESIA INFORMATIZADA
Autores: Gislane Fardin Zaager
Maria Geralda Mageski
Maria da Penha Fardin
ITARANA, JUNHO DE 2011
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo ampliar o repertório de poesias, refletir sobre as poesias declamadas em video audio, preparando o aluno para a declamação das mesmas, dando oportunidade ao aluno de manifestar suas emoções.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do trabalho deverá acontecer no laboratório de informática para que os alunos assistam a algumas declamações postadas no YouTube. Os alunos, sentados em círculo, assistirão à declamação de poemas infantis de autores brasileiros reconhecidos pela crítica literária:
Retrato, de Cecília Meireles em:
http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38&feature=related
Trem de ferro, de Manuel Bandeira em:
http://www.youtube.com/watch?v=D-oxanwwif8&feature=related https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglSDIbsVaq2VYyVhhu7hikdY9J-bSSG0Ra54lV5fdeWVIGt6GeQxLWkNhuO7MeWQVTOczmuUVoSyoMHRc2ALYoKdwsKAX2PiM8z1UVXdMM3qsg0TZk9r_mhJfHQCnZKd1P0kOPt-0_D2F4/s400/Trem%5B1%5D.JPG
O paciente distraído, de Mario Quintana em:
http://www.youtube.com/watch?v=sIYMh1tHd70&feature=related http://i.ytimg.com/vi/sIYMh1tHd70/0.jpg
A galinha d’angola, de Vinícius de Moraes em:
http://www.youtube.com/watch?v=eD5UKAH3lvY&NR=1 http://sp9.fotolog.com/photo/57/6/83/kikhy/1196546156_f.jpg
A porta, de Vinícius de Moraes em:
http://www.youtube.com/watch?v=_eENCE45PN4&feature=related https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSIxyjDN0SXGRbcYesmyTV4ea1G6F5iScdeDS6NomT2UVbz8J6UjSsy4nfMYOx9lEWYcm8zPPdpfRHB3wS9mzDnaNGLtvlmYtfSBfnCzZhlk8P5RgStjMm9J1fk18-tU0WeC7ydQojfQD9/s400/porta-1.jpg
O relógio, de Vinícius de Moraes em:
http://www.youtube.com/watch?v=9QjuspUwkmk&feature=related https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXIz2r4S9-U_Qapar8x7iWCfkPrT8S4Z4-FHXJ9ZIXTcwlUf6GNplDDe0KQOxWbXyrTZDgHr3akuU6uaWqyRBW6l3XbQjgy3PkAB0XchC4QZiJHGTR_C31uiO-3RRQiiTbaVM0dTsM6bA/s320/relogio.jpg
Ocorrência, de Ferreira Gullar em:
http://www.youtube.com/watch?v=Hb0GHFZB708&feature=related
Caprichos e relaxos, de Paulo Leminsk em:
http://www.youtube.com/watch?v=Nc1ceexjsB0&feature=related
O eco, de Cecília Meireles em:
http://www.youtube.com/watch?v=s2LSaKzXFfw&feature=related http://i.ytimg.com/vi/s2LSaKzXFfw/0.jpg
A casa em ruínas, de Mario Quintana em:
http://www.youtube.com/watch?v=lX8EzU2P7qY&feature=related http://www.lagesimoveis.com.br/resources/papeis_parede/26563__2b9fcb9910.jpg
Ao final da sessão, o professor dará aos alunos papel e caneta para que eles representem no papel o poema e a declamação que mais gostaram. Os alunos terão liberdade para desenhar, colorir, escrever etc. O que importa neste momento é o fato de pelo menos um poema ter “tocado”/chamado a atenção do aluno e o fato de como ele registrará essa emoção poética advinda das declamações. Ao final dessa atividade, o professor elegerá alguns alunos para explicarem seu registro aos colegas. O professor aproveitando os registros poderá confeccionar mural. Ainda no laboratório de informática, os alunos assistirão a outras crianças declamando poesias. Para cada declamação assistida, o professor solicitará que os alunos escrevam um comentário do que assistiram: “Gostaram do que viram? Por quê? Fariam alguma coisa diferente? O que jamais fariam igual?”. Os alunos poderão assistir a declamações de poesias, nos sites abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=RWxTamCCFlM
http://www.youtube.com/watch?v=yfwyjyZnAIw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cPFDxk_rlD8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qUW3_e_J3CM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DfttwI7UpAU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xm3x2whT2Zo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ivG-5z_gvvA&feature=related
Para encerrar a atividade, o professor, junto com o aluno fará uma avaliação das declamações assistidas. Critérios para a avaliação: Entonação (empostação da voz); Boa articulação das palavras; Velocidade da declamação (ritmo); A fluência da declamação; A necessidade ou não de decorar a poesia; Expressão facial; Expressão corporal; Lugar da declamação; Objetos (cenário) que contribuem para a declamação. Nesta proposta de trabalho com a poesia, a avaliação é feita ao longo de todo percurso de imersão do aluno no mundo poético e informatizado. Mais precisamente, o professor deve estar atento à declamação final dos alunos, tendo em vista os aspectos importantes para uma boa performance durante a apresentação. Por isso é aconselhado gravar as declamações para que o aluno, ao se ver, possa ter a percepção do que foi bom e do que não foi mediante seu estudo de declamação poética.
REFERÊNCIAS QUADROS:
Deisily; HANDA, Monica Brotto. Criança e poesia: uma brincadeira com as palavras. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-275-TC.pdf
MENEZES, Sônia Maria dos Santos. Poesia e infância. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/D_poesia.html
RANÇA, Fabiana Fernandes e DOMINGOS, Klytia Braga da Silva. Com o pé na poesia. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem02pdf/sm02ss02_04.pdf
Portal do Professor, disponivel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22732
Nenhum comentário:
Postar um comentário